Iniciar as atividades de Marketing Digital em uma empresa que nunca teve um histórico na área costuma gerar a clássica dúvida: por onde começar?

Não é raro o gestor de marketing se deparar com os dilemas:

  • Começo criando perfis em redes sociais ou campanhas de Email Marketing?
  • Invisto em links patrocinados do Google ou produzo conteúdo?
  • Reformulo o meu site ou crio um blog?

Esses dilemas são comuns quando tratamos de uma frente de negócio extremamente nova, onde as empresas (e responsáveis pela área) estão aprendendo a trabalhar e a extrair os melhores resultados.

Dessa forma, opções de ajuda externa costumam aparecer. Já falamos aqui no blog sobre o que esperar de uma agência de Marketing Digital. No entanto, uma opção que não havíamos debatido até então são as consultorias.

Neste post, vamos dar algumas dicas para sua empresa conseguir ter o melhor aproveitamento de uma consultoria de Marketing Digital.


O que é consultoria de Marketing Digital

O objetivo de uma consultoria de Marketing Digital é auxiliar diferentes tipos de negócios a utilizarem as ferramentas online e adaptarem o negócio para atender um novo comportamento do consumidor, que utiliza a internet para se informar e tomar suas decisões de compra.

Objetivos de uma consultoria de Marketing Digital

Dividimos os principais objetivos de uma consultoria de Marketing Digital em três tópicos.

Veja quais são:

1. Diagnosticar problemas

Um dos principais papéis de uma consultoria de Marketing Digital é diagnosticar os principais problemas do cenário atual da empresa. Para isso, é realizada uma análise de todos os processos de marketing e vendas, levantando oportunidades de melhoria para cada etapa e todos os pontos de contato online que a empresa tem com seu potencial cliente (site, redes sociais, blog, email etc.).


2. Fazer um planejamento

Outro objetivo é realizar um planejamento alinhado com os objetivos de negócio da empresa, entendendo a realidade do negócio, metas a serem cumpridas pela equipe de vendas, ticket médio esperado de vendas e público-alvo. A partir disso, utilizar como base as métricas do mercado para calcular quanto precisará ser investido de tempo e dinheiro para o alcance dos resultados.


3. Definir os próximos passos

Após o diagnóstico e planejamento é hora do consultor utilizar sua expertise para orientar, em um plano de ação, as atividades que tenham maior potencial de sucesso. É o momento de explicar o que deve ser feito e como deve ser feito.